Go to Top

UFSJ

  • A UFSJ

  • O CAP

A UFSJ

UFSJvertical

A Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ originou-se das três instituições de ensino superior existentes em São João del-Rei na década de 1980: Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras; Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis; e Faculdade de Engenharia Industrial. É num contexto de resgate histórico que nasce a Fundação de Ensino Superior de São João Del-Rei – FUNREI, após a assinatura da lei nº 7.555 de 18 de dezembro de 1986 pelo então Presidente José Sarney. Finalmente, em 19 de abril de 2002, a instituição é transformada em Universidade Federal, lei 10.425.

A UFSJ conta com três campi em São João del-Rei: Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves, além de um Centro Cultural “Solar da Baronesa”. E mais três campi fora da cidade sede, um no Alto do Paraopeba, na cidade de Ouro Branco, outro campus em Divinópolis e um terceiro em Sete Lagoas.

O CAP

CAP

O Campus Alto Paraopeba (CAP) começou suas atividades em 2008 e possui atividades de ensino, pesquisa e extensão e oferta dos cursos de Engenharia de Bioprocessos, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química e Engenharia de Telecomunicações. Este Campus foi concebido para ser um centro de engenharia do século XXI, tendo como objetivos: cuidar da difusão do conhecimento científico; promover a inovação tecnológica; formar recursos humanos altamente qualificados para enfrentar os desafios do mundo produtivo; respeitar a diversidade biológica, geográfica e cultural e fornecer o crescimento econômico, com qualidade de vida, na região do Alto Paraopeba. O (CAP) está localizado na divisa entre as cidades de Congonhas e Ouro Branco e ficando apenas a 90 quilômetros de Belo Horizonte, Minas Gerais.