Go to Top

O curso

O Curso

Engenharia de Telecomunicações é o segmento da engenharia que se ocupa do projeto, da operação e manutenção de equipamentos, além de sistemas de telecomunicações. Esse engenheiro desenvolve e implanta redes. Com sólida formação na área elétrica e eletrônica, ele cria, planeja e constrói aparelhos e equipamentos utilizados nas telecomunicações e dá manutenção aos sistemas e redes implantados. Cuida de cabeamentos aéreos e subterrâneos, satélites artificiais, centrais de transmissão, captação, codificação e retransmissão dos sinais que interligam o planeta. De seu trabalho depende toda a rede mundial de telefonia, transmissão de dados, redes de computadores, rádio e televisão. Esse profissional atua em empresas concessionárias de serviços de telecomunicações, de telefonia fixa e móvel, de cabeamento estruturado e fibra óptica e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações. Também encontra trabalho na indústria eletroeletrônica, nos órgãos reguladores das atividades de telecomunicação e nas empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.

Duração média: cinco anos.

Outros nomes: Eng. de redes de Comun.; Eng. de teleinformática; Eng. Elétr. (eletrôn. e telecom.); Eng. Elétr. (telecom. e comput.); Eng. Elétr. (telecom.).

Com o que trabalha?

Infraestrutura Criar, projetar, construir, implantar, operar e gerenciar sistemas e redes de telecomunicações, inclusive comunicações de dados, como internet.

Internet móvel Desenvolver sistemas de transmissão de dados via aparelhos sem fio que dão acesso à internet.

Projeto Planejar sistemas de transmissão de dados digitais por meio de cabos ópticos e satélites.

Serviços Gerenciar a implantação, a tarifação, a configuração, a operação e o gerenciamento de redes de telecomunicações. Desenvolver novas tecnologias e equipamentos para comunicação de dados, informática e automação.