Go to Top

MEJ

  • MEJ

  • Brasil Jr

  • Cenje

Movimento Empresa Júnior

mej

O movimento empresa júnior (MEJ) corresponde à organização das empresas juniores, tanto em níveis regionais quanto estaduais, nacional e mundial. Atualmente, o movimento é uma das mais estruturadas organizações estudantis, possuindo, no Brasil, 12 federações estaduais e uma confederação nacional.

Iniciou-se, na França, no ano de 1967, com a fundação da primeira empresa júnior mundial. No Brasil, o Movimento Empresa Junior iniciou-se com a criação das empresas Junior FAAP, da Fundação Armando Álvares Penteado, e Empresa Júnior FGV, da Fundação Getúlio Vargas. Ambas as empresas foram criadas no ano de 1988. Atualmente, o Brasil é o país com maior número de empresas juniores do mundo. São mais de 22.000 universitários espalhados por cerca de 700 Empresas Juniores e realizando mais de 2.000 projetos por ano.

Brasil Júnior

logobj

Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores – tem como finalidades representar as empresas juniores em nível nacional e desenvolver o Movimento Empresa Júnior como agente de educação empresarial e gerador de novos negócios. A Brasil Júnior trabalha ativamente na representação do movimento frente à sociedade.

Ela é formada, atualmente, por 13 federações, representando 12 estados e o Distrito Federal. A confederação é o órgão máximo regulador do Movimento Empresa Júnior no Brasil, atuando para garantir uma cultura de qualidade e de padrão estrutural mínimo às empresas juniores. Também trabalha para a integração do Movimento, reunindo as federações em reuniões e, principalmente, reunindo as Empresas Juniores ao realizar o ENEJ, Encontro Nacional das Empresas Juniores.

CENJE UFSJ

cenje

A CENJE é a central das Empresas Juniores da Universidade Federal de São João Del-Rei. A CENJE foi fundada para auxiliar as Empresas Juniores da universidade, facilitando a troca de conhecimentos e experiências entre os membros das diversas empresas vinculadas à UFSJ. A CENJE possui como finalidades: fortalecer o movimento Empresa Júnior, apoiar a criação e amparar outras empresas juniores que venham a ser criadas na UFSJ, reivindicar junto às autoridades da UFSJ apoio e reconhecimento para o crescimento dos trabalhos das empresas juniores, promover as empresas juniores associadas junto à comunidade empresarial, realizar projetos comuns as diferentes empresas, representar as empresas juniores da UFSJ perante as demais empresas juniores do Brasil, além de representá-las perante as Federações estaduais e nacionais de empresas juniores.